5 de ago. de 2012

Bahia, de todos os Santos...

Olá tudo bem com vocês, comigo uma maravilha!!!
Bom em outro post, disse que ia fazer uma postagem sobre a minha viagem e aqui está, fui para Bahia, gente lá é um lugar lindo mesmo, vocês não tem noção (bom se você leitor já foi lá, VOCÊ TEM NOÇÃO SIM,kkkk).
Enfim, fui em lugares lindos mesmo que a gente chega e olha e fica sem palavras :o:o:o:o:o:o, agora chega de blábláblá e vamos conhecer um pouquinho deste lugar?
Bora galera!!!
Clique em Leia mais 
EDIT: no fim do post

Elevador Lacerda

P.S: essa foto não fui eu que tirei pois a esquecida aqui esqueceu a câmera -q
O Elevador Lacerda foi construído de 1869 á 1873 pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda sócio irmão do comerciante Antônio Francisco de Lacerda idealizador da Companhia de Transportes Urbanos, utilizando peças de aço importadas da Inglaterra. As obras foram iniciadas em 1869 e, com os dois elevadores hidráulicos funcionando, em dezembro de 1873 ocorreu a inauguração, com o nome de Elevador Hidráulico da Conceição da Praia. Popularmente conhecido como Elevador do Parafuso, posteriormente seria renomeado como Elevador Lacerda (1896), em homenagem ao seu construtor.
Na entrada antes de chegar no elevador, tem uma sorveteria "A Cubana", se você um dia for lá coma um sorvete de Graviola, hummmmmmm uma delícia :).

Mercado Modelo

P.S: essa foto não fui eu que tirei pois a esquecida aqui esqueceu a câmera, de novo -q
O Mercado Modelo foi construído de 1860 á 1911, sua inauguração foi em 1912.
Durante esses anos todos houveram alguns incêndios, foram 5:
1917- existem poucas informações a seu respeito do incêndio
1922- iniciou-se na madrugada de 7 de janeiro, começou subterrâneos, causando mais de mil contos de réis de prejuízos (muito dinheiro naquela época). Na época, havia vários boatos de que as causas foram propositais. Reformado, tendo a sua pintura original - amarela e vermelha - sido substituída por verde, ganhou o apelido de Tartaruga Verde.
1943- no dia 28 de fevereiro (um domingo), com a destruição parcial das suas instalações. Não foram identificadas as causas do incêndio, tendo o edifício sido recuperado.
1969- no dia de 1 de agosto, sendo considerado o mais grave de sua história, a ponto de inviabilizar a reconstrução do antigo local, cujos escombros necessitaram ser demolidos visando a segurança pública.
1984- em 10 de Janeiro, conduziu a uma extensa reforma, permitindo a sua reinauguração no mesmo ano.
Um ótimo lugar para fazer compras, é mercado só de artesanatos locais (traduzindo...só do estado ou só da cidade). Visitem vão adorar!!!


Memorial das Baianas
Recomendo visitarem é um memorial incrível, conta toda a história das Baianas, este mesmo memorial ficou completamente inundado por que houve um temporal e estragou tudo, mas a Coca-Cola investiu e reformaram tudo, e hoje é um memorial incrível mesmo recomendo visitarem, super legal.
P.S: dessa vez não esqueci a câmera :)


 

Farol da Barra
No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca de pau-brasil e outras madeiras-de-lei, açúcar, algodão, tabaco e outros itens, para abastecer o mercado consumidor europeu.
No fim desse século, após o trágico naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento, capitânia da frota da Companhia Geral do Comércio do Brasil, num banco de areia frente à foz do rio Vermelho, a 5 de maio de 1668, o Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado a partir de 1696, durante o Governo Geral de João de Lencastre (1694-1702), vindo a receber um farol - um torreão quadrangular encimado por uma lanterna de bronze envidraçada, alimentada a óleo de baleia -, de acordo com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o primeiro do Brasil e o mais antigo do Continente (1698), quando passou a ser chamado de Vigia da Barra ou de Farol da Barra. Se você for na Bahia e não visitar o Farol, você não foi a Bahia, kkkk. Um lugar muito legal, lá tem uma lojinha com lembrancinhas de Salvador, para entrar tem que pagar R$ 10,00 mas para estudantes e maiores de 60 anos tem o seus direitos, é claro pagam meia, ou seja, só R$ 5,00. Ah, lá dentro tem um museu de embarcações tem várias réplicas da embarcações e como podemos dizer, lá também tem "fósseis" ou partes de objetos que eram usados naquela época foram encontrados e hoje fazem parte do museu.




Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Uma Igreja linda por demais, é lá que são distribuídas as famosas fitinhas de Nosso Senhor do Bonfim.
Muitas pessoas vão até lá para amarrar as fitinhas e fazer seus pedidos, por isso que as grades que estão em volta da igreja são cheias de fitinhas. Vejam um pouquinho da história.
A imagem do Nosso Senhor do Bonfim foi trazida em razão de uma promessa feita pelo capitão-de-mar-e-guerra da marinha portuguesa, Theodózio Rodrigues de Faria, que, durante forte tempestade prometeu que se sobrevivesse traria para o Brasil a imagem de sua devoção. Assim, em 18 de abril de 1745, réplica da representação do santo existente em Setúbal foi trazida de Setúbal, terra natal do capitão, e abrigada na Igreja da Penha até o término da construção da Igreja do Senhor do Bonfim. Em 1754, a parte interna da Igreja do Senhor do Bonfim foi finalizada e as imagens transferidas para lá em procissão, onde foi celebrada missa solene.
A iluminação era feita através de lampiões até que em junho de 1862 foi implantada a iluminação pública, feita com lâmpadas de gás carbônico. As instalações elétricas realizadas em 1902 foram mantidas até 1998, quando a igreja foi restaurada.
A lavagem da Igreja teve início em 1773, quando os integrantes da "irmandade dos devotos leigos" obrigaram os escravos a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim, no segundo domingo de janeiro, depois do Dia de Reis. Com o tempo, adeptos do candomblé passaram a identificar o Senhor do Bonfim com Oxalá. A Arquidiocese de Salvador, então, proibiu a lavagem na parte interna do templo e transferiu o ritual para as escadarias e o adro. Durante a tradicional lavagem as portas da Igreja permanecem fechadas durante a lavagem - as baianas despejam água nos degraus e no adro, ao som de toques e cânticos africanos.
É uma das mais tradicionais igrejas católicas da cidade, dedicada ao Senhor do Bonfim, padroeiro dos baianos e símbolo do sincretismo religioso da Bahia
Foi erguida a partir de 1745, ano em que chegaram as imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia, trazidas de Portugal pelo capitão Theodózio Rodrigues de Faria, estando concluída em 1772.
Em 1923, por razão das comemorações pela Independência da Bahia, foi composto o Hino ao Senhor do Bonfim, de autoria do poeta Arthur de Salles e João Antônio Wanderley. Este hino tornou-se muito popular na Bahia até os dias atuais.



 Projeto Tamar
O Projeto Tamar (Projeto Tartarugas Marinhas), fica na Praia do Forte. Um lugar lindo, fantástico, maravilhoso... lá é aonde ficam as tartarugas resgatadas do mar pois muitas pessoas jogam lixo nas praias, lixo jogado pelas embarcações e tals, e as tartarugas acabam comendo esse lixo, ficam doentes e podem até morrer, o projeto serve para resgatá-las do mar e serem tratadas. Então você aí se concientize, não joque lixo na praia, leve uma sacolinha para juntar todo lixo e depois procure uma lixeira para jogar tudo fora, ok. Pois o lixo faz mal para as tartarugas e não só para elas, mas sim para todos animais marinhos.




 P.S: não tenho muitas fotos, porque eu filmei mais do que tirei fotos.
Instituto Jorge Amado 
O Instituto é muito legal, lá contam a vida e a obra de Jorge Amado que foi um grande escritor brasileiro alias foi um dos melhores (the best of the best) , foi ele que escreveu Gabriela, cravo e canela, Tieta do Agreste e Teresa Batista Cansada de Guerra esses foram adaptados por ele para serem televisionados e outros que foram criados como  Dona Flor e Seus Dois Maridos e Tenda dos Milagres. Vejam algumas fotos...


Bom gente é por hoje é só, se eu fosse falar tudo esse post ia ficar maior que já está, kkkkk.
Beijos a todos fofuras, eu quero agradecer os 20 seguidores (agora 21, kkk), muito obrigada mesmo.
 Tomará que esses 20 seguidores cresçam o blog também...
EDIT: esqueci de colocar uma foto minha lá no canhão que tem no Farol da Barra, olha como eu tô lindaaa :), brincadeira.



 
 




4 comentários:

  1. Que lugar lindo, amei tudo principalmente as tartaruguinhas ;33
    http://www.biscoitofrances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que lugar lindoo !!

    http://alittlemorethangloss.blogspot.com.br/

    bjs !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, seu blog é um máximo, adorei mesmo!!!
      Bjs...

      Excluir

Olá amorinha blogueira! Como vai você?
Obrigada por comentar neste bloguito! Ah mas nós temos regrinhas viu ●ω●
- Não xingue ninguém;
- não copie o post;
- não comente no post antes de ler ou só comente "Que legal! Seguindo... segue de volta!", eu sigo mas não venha só comentar isso tá, quero saber a sua opinião amora;

É isso, sintam-se à vontade de falar mas sigam as regras :D
Beijos!

Expresse os seus sentimento!

♥❤∞ ☆ ★ ✖ 。◕‿◕。® ™ ☏✿゚✤
❝❞✥ ✦ ✧ ✩ ✫ ✬ ✭ ✮ ✯ ✰ ✱ ✲ ✳ ❃ ❂ ❁ ❀ ✿✼ ✻ ✺ ✹ ✸ ✷ ₪ ❃ ❂ ❁ ❀ ✿ ✾ ✽ ✼ ✻ ✺ ✹ ✸ ✷
✶ ✵ ✴ ❄ ❅ ❆ ❇ ❈ ❉ ❊ ❋ ❖(◕‿◕✿) 。◕‿◕。 ⊱✿◕‿◕✿⊰(◡‿◡✿)(◕〝◕)◑▂◐ ◑0◐ ◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐
●▂● ●0● ●︿● ●ω● ●﹏● ●△● ●▽●
⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙